Foragida, deputada Carla Zambelli é presa em Roma, na Itália
- midiacampograndems
- 29 de jul.
- 2 min de leitura

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa hoje em Roma, na Itália, segundo o Ministério da Justiça. Ela foi condenada a dez anos de prisão por invadir os sistemas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).
O que aconteceu
Zambelli foi detida na Itália. O STF decretou no dia 5 de junho a prisão da deputada, e desde então, ela estava foragida da Justiça brasileira e na lista de procurados da Interpol. Segundo o UOL apurou, ela estava em um apartamento em Roma junto com seu pai.
Deputado italiano avisou polícia de Roma sobre o paradeiro de Zambelli. Angelo Bonelli, do partido Europa Verde, publicou no X que a deputada estava em um apartamento na capital da Itália e que havia passado essa informação à polícia. "Eu informei a policia nacional italiana sobre o endereço e depois eu informei a chefia da policia italiana. Eu fiz uma interpelação, porque quando escutei a Carla Zambelli dizendo que tem cidadania italiana e que estava intocável, eu disse 'não é possível que uma pessoa pode falar assim'", disse ele, em entrevista à GloboNews.
Segundo a versão da assessoria de Zambelli, no entanto, ela teria se entregado. Contudo, segundo fontes da Polícia Federal, a deputada foi presa em seu apartamento, em Roma.
Deputada pode ser extraditada e trazida ao Brasil, onde começará a cumprir a pena em regime fechado. A prisão não será mais preventiva, mas já a definitiva: quando ela deixou o país, no final de maio, o relator do caso no STF, ministro Alexandre de Moraes, considerou que ela tentava fugir da lei e decretou sua prisão preventiva.
Segundo a Embaixada do Brasil na Itália, a Justiça do país europeu tem 48 horas para decidir qual destino dar para Zambelli. Ela ficará presa até que as cortes na Itália decidam se iniciam o processo de extradição, se o recusam ou se tomam alguma nova medida cautelar. O UOL apurou que, por enquanto, ela está detida numa delegacia e apenas seria transferida para uma penitenciária quando a Justiça definir seu destino.
Prisão da deputada pegou a cúpula do PL de surpresa. Lideranças do partido de Zambelli foram informadas pela reportagem do UOL sobre a detenção.
O UOL está em contato com o advogado de Carla Zambelli, representado pelo advogado Fábio Pagnozzi. O espaço segue aberto para manifestação.



Comentários