top of page

Morre David Nabarro, médico que liderou a ONU nas crises de covid e Ebola

  • midiacampograndems
  • 26 de jul.
  • 2 min de leitura
David Nabarro Imagem: Eskinder Debebe/UN Photo
David Nabarro Imagem: Eskinder Debebe/UN Photo

Conhecido por liderar as Nações Unidas nas respostas para grandes crises sanitárias, como a pandemia de covid-19, o Ebola e a gripe aviária, o médico britânico David Nabarro morreu aos 75 anos. A informação foi confirmada pelo diretor-geral da OMS (Organização Mundial de Saúde), Tedros Adhanom Ghebreyesus, em publicação em uma rede social.


O que aconteceu


Nabarro morreu na sexta-feira (25) em sua casa na França. A causa da morte não foi divulgada, mas também foi confirmada pela fundação suíça 4SD, da qual era diretor. Ele também era codiretor do Instituto de Inovação em Saúde Global do Imperial College, em Londres, informou reportagem da Associeted Press.


O médico foi escalado pela OMS para liderar as estratégias da pandemia de covid-19. Uma de suas principais bandeiras era a cooperação internacional e ajuda aos países pobres. No auge da pandemia, disse que a covid "não se parecia com nada que já tivesse visto na carreira".


Seu papel também foi importante em outras emergências sanitárias. Ele coordenou a ONU na epidemia de Ebola e nos primeiros surtos de gripe aviária, por exemplo.


Nabarro foi condecorado pelo rei Charles 3º. Ele recebeu o título de Cavaleiro em 2023. Antes, em 2018, recebeu o World Food Prize, o "Nobel da alimentação" por seus esforços em combater a fome.


O britânico sobreviveu a um atentado à sede da ONU em Bagdá, no Iraque, em 2003. Na ocasião, 22 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas. "Encontramos kits de primeiros socorros, pegamos ataduras e viramos as pessoas de lado. Estávamos trabalhando como em uma névoa, com gemidos e gritos por todos os lados", contou ele mais tarde.


Nabarro deixa a esposa, cinco filhos e sete netos.



 
 
 

Comentários


bottom of page