PIX: Febraban diz que investigação dos EUA deve-se a 'informação incompleta' sobre 'objetivos e funcionamento' do sistema
- midiacampograndems
- 18 de jul.
- 1 min de leitura
Entidade diz que o PIX é uma infraestrutura pública de pagamento, não produto comercial, e favorece competição e o bom funcionamento do sistema de pagamentos.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou nesta sexta-feira (18) que a abertura de investigação dos Estados Unidos sobre o PIX "deve-se mais a uma informação incompleta acerca dos objetivos e funcionamento" da ferramenta.
A investigação foi aberta pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês) contra o Brasil a pedido do presidente norte-americano, Donald Trump.
No documento, o governo norte-americano não cita especificamente o nome do sistema PIX, mas fala em "serviços de comércio digital e pagamento eletrônico", inclusive aqueles do governo. O PIX é o único sistema do governo para esse fim.

A entidade afirma ainda que o PIX favorece a competição e o bom funcionamento do sistema de pagamentos e consequentemente da atividade econômica, sendo um modelo aberto e não discriminatório, com participação de bancos, fintechs e instituições nacionais e estrangeiras.



Comentários