VÍDEO: Com 9 casos de raiva e 450 morcegos recolhidos, CCZ alerta sobre perigos da doença
- midiacampograndems
- 14 de jul.
- 1 min de leitura
Raiva é incurável em animais e letal aos seres humanos

Morcegos. (Foto: Divulgação CCZ)
O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Campo Grande publicou um vídeo, nesta segunda-feira (14), alertando sobre casos de raiva. Desde o início do ano, 9 morcegos foram diagnosticados com a doença e 450 recolhidos em áreas urbanas da Capital.
No vídeo, a médica-veterinária Maria Aparecida Conche Cunha afirma que os animais recolhidos estavam em situações atípicas, caídos no chão e dentro de áreas urbanas de Campo Grande.
Devidos aos casos de animais contaminados, o CCZ reforça que todos os morcegos encontrados caídos podem estar contaminados. “Por mais que não seja um morcego hematófogo, que se alimenta de sangue, pode também portar o vírus e transmitir, acidentalmente, para qualquer outro animal que seja mamífero”, frisa.
Desta forma, a médica-veterinária também destaca a importância dos cuidados para evitar possível transmissão. “Ao encostar, mesmo que acidentalmente, procurar uma unidade de saúde 24 horas para que seja feita a avaliação e a necessidade de profilaxia antirrábica humana e, também, manter sempre os cães e gatos da residência, anualmente, vacinados contra a raiva”, ressalta.



Comentários